• Fit Academia

Barriga no fogão: dieta que funciona


É fato: quem gosta de comer bem encontra muitas dificuldades em levar adiante uma dieta. A jornalista e atriz Jana Azevedo sempre pensou assim até, a pouco mais de dois anos, decidiu mudar a estratégia: percebeu que para alcançar os objetivos de emagrecimento e definição muscular que sonhava ela teria que encostar a barriga no fogão e aprender a cozinhar.



“Comecei assistindo aos programas de tv focados em culinária. Anotava algumas receitas e, depois, buscava fazer a versão fit de todas elas, substituindo os ingredientes tradicionais por insumos mais saudáveis. E aí percebi que dava pra comer bem e emagrecer ao mesmo tempo. Me empolguei tanto que me matriculei num curso de gastronomia funcional onde aprendi técnicas de cozimento e descobri alimentos que, até então, não faziam parte da minha rotina alimentar”, detalha.

Reduzir a farinha branca foi um dos grandes desafios encarados por Jana. “Tenho uma queda por pizza e é difícil passar um mês sem comer. No entanto, procuro deixar os excessos pra ocasiões especiais. No início é difícil, mas depois a gente acostuma. É uma questão de hábito. Hoje em dia existem ótimos substitutos para farinha branca, inclusive, opções bem mais nutritivas. Então não é impossível”, reconhece.


E desmistifica: farinha branca, assim como qualquer outro ingrediente, não é único vilão. “Num bolo, por exemplo, tem farinha, mas também tem o açúcar, o óleo, o chocolate ao leite e por aí vai. Escuto muitas pessoas dizerem que emagreceram depois que eliminaram a farinha. Mas, na verdade, elas estão eliminando vários insumos ao mesmo tempo”, reflete.


Para Jana, é essencial procurar substituições que agradem o paladar. “Ninguém aguenta eliminar algo que gosta muito, ainda mais sem colocar outra coisa no lugar. Por isso, procurei orientação nutricional e comecei a inventar receitinhas mais saudáveis”, explica.


E, usando o famoso bordão da Bela Gil, Jana garante: “você pode substituir o pão de queijo por um bolinho de queijo sem glúten”, diverte-se. Experimente a receita abaixo.


Confira outras receitas em www.janatips.com


Bolinho de queijo sem glúten


Ingredientes:

- 30 gramas de polvilho doce

- 30 gramas de polvilho azedo

-30 gramas de tapioca

- 100 gramas de queijo Gouda

- 2 colheres de sopa de azeite de oliva

- 1 colher de sopa de chia


Modo de preparo

Ralar o queijo.

Misturar os ingredientes secos.

Após, acrescentar os ingredientes líquidos.

Colocar água aos poucos, até a massa desgrudar das mãos.

Fazer bolinhas de aproximadamente 20 gramas.

Levar ao forno (200º) por 20 minutos. 


Rendimento: 12 bolinhos 

Cada bolinho contém 73,5kcal - 7,11g de carboidratos - 2,32g de fibras

95 visualizações