• Fit Academia

Será que eu posso correr?

Atualizado: 9 de Mai de 2018


A resposta é sim. Afinal, todos podem correr. É o que comprova o trabalho da R.A. Runners, grupo de corrida criado por Rita Abero que buscava proporcionar um treino de corrida para os alunos que atendia como personal trainer. Hoje, é uma das maiores equipes de corrida do Rio Grande do Sul.


Os treinos em grupo proporcionam ao aluno uma atividade aeróbica fora da academia. Isto é: todos na rua, correndo e fazendo o gasto calórico, a queima de gordura, a preparação para as provas sem precisar ficar na esteira ou na bicicleta ergométrica.

Há competições de corrida de rua em diversos lugares - até em Paris a R.A. já participou. "Qualquer pessoa pode correr, independente da idade. Quando o aluno inicia no grupo sem uma experiência de corrida anterior, vai para o nível 1, o básico. Ao todo, são seis níveis, sendo designados conforme o processo de evolução do runner", explica Rita.


"Quando consegue correr 5 km, o aluno passa para o nível dois. Se consegue correr 10km? Daí passa para o três. A gente divide assim, por nível de aptidão. Quem já sabe correr, a gente faz um teste e vê onde vai encaixar. Às vezes, o aluno nunca correu. Mas às vezes entra e está pronto para uma meia maratona, em outras situações já vai fazer uma maratona completa, como é o caso do Davi, que está sendo preparado para a maratona de Porto Alegre", explica.


Davi Vergara é um aluno da FIT Academia e, quando ingressou no grupo de corridas, era capaz de realizar maratonas. O atleta, atualmente, tem um desempenho impressionante: chega a melhorar em média 3 minutos por prova de 21 km. Davi deve participar da maratona de Porto Alegre com a R.A. Runners. Luane Roquete, que já concedeu uma entrevista aqui para o blog, estreou na equipe no nível um. Hoje, realiza meia maratona, equivalente a 21 km de corrida.



A principal motivação de quem busca o grupo é a participação em provas, mas não é só isso: podem ser diversos outros objetivos. Um exemplo de projetos bem bacana, este focado em emagrecimento, é o "Emagrece Aline", inspirado em uma aluna que entrou justamente com o objetivo de perder peso.


Rita acredita que integração é a palavra chave quando se trata de grupo de corrida. "Quando correm em grupo, não fica aquela coisa isolada, cada um na sua esteira, no seu fonezinho. Muita gente procura o grupo de corrida para se enturmar. É diferente da academia, onde cada um faz seu treino. Mais que treino é uma oportunidade de convivência".


A R.A. Runners é parceira da Fit Academia. Seja um Fit Runner também.


Marque sua aula experimental.

194 visualizações